sexta-feira, 29 de maio de 2009

Grand Prix L'age D'or

GRAND PRIX DE L'AGE D'OR


REGULAMENTO TÉCNICO


1-MODELOS ADMITIDOS:

-São admitidos todos os modelos que representem carros produzidos ou apresentados
até 1960.(inclusive),de qualquer fabricante de slot em plástico ou resina desde que as
suas carrosseria não tenham sofrido alterações,que possam influir na prestação ou
reprodução do modelo original.

2-CARROSSERIA:

a) As réplicas do modelo deverão manter-se inalteradas, sem qualquer tipo de
modificações ou supressões, no respeito pelos dados do fabricante, excepção feita aos
pontos a seguir mencionados,é no entanto permitido o reforço dos pinos de fixação do
chassis que deverão manter a sua altura original.

b) O habitáculo é considerado parte integrante da carrosseria, devendo manter-se como
originalmente fornecido, o piloto deve manter a figura tridimensional de origem.


3-CHASSIS: De origem (sem suspensão), sem qualquer modificação ou aligeiramento (
não é permitido qualquer tipo de reforço do chassis ).Os modelos em resina,ou plástico
provenientes de kits poderão apresentar chassis adaptados para além do regulamentado
da marca PCK.,aqueles serão autorizados ou não pela organização do troféu-SÃO
PROIBIDOS OS CHASSIS HRS OU DE BANCADA MÓVEL.

a) A fixação à carroçaria deverá ser feita de acordo com o sistema original fornecido:
fixação por meio de parafusos. Permite-se para o efeito um reforço dos pinos de fixaçãoda carroçaria. É obrigatório possuir todos os parafusos de fixação sendo no entanto livre
a sua forma e material.Os eixos da frente deverão presentar o seu curso original sendo
PROIBIDO O USO DE CHUMACEIRAS QUE LIMITEM O SEU MOVIMENTO
VERTICAL.

b) Suporte do patilhão: original do chassis. Apenas é permitido o desbaste do colar até
ao nível do plano circundante deste suporte.

c) Suportes dos eixos: os originais do chassis, sem modificações.

4-TRANSMISSÃO:

a) Tipo: mecânica, do tipo pinhão/cremalheira. Na posição original.

b) Pinhão e Cremalheira: Originais ou do mesmo tipo sendo proibidas as cremalheiras
de aperto mesmo que coladas.O pinhão pode ser substituido por outro material mas terá
de manter a relação inicial. As cremalheiras serão assim plásticas de pressão podendo
ser coladas ao eixo.

5-EIXOS:

a) Eixos: os originais fornecidos com o modelo ou similares sendo permitido o uso e
anilhas para redução de folgas; nos modelos equipados com semi-eixos estes deverão
ser obrigatóriamente mantidos.

b) Casquilhos: os originais fornecidos com o modelo ou similares, sem modificações,os
casquilhos de plástico podem ser substituidos por metal.. Podem ser colados ao chassis.
Não é permitido o uso de rolamentos.

.6-RODAS:

a) Jantes e Pneus: As jantes devem ser as da epoca do carro originais ou identicas ,emplástico-NÃO SÃO PERMITIDAS JANTES DE APERTO MESMO QUE COLADAS
-reproduzindo a época do modelo.Podem ser de outra marca mas não poderão
ultrapassar a medida prevista para o conjunto jante/pneu.

Esta deverá ser de 8.MM de largura e 20.MM de diâmetro sendo dada uma tolerância de
+-1.mm no diâmetro do conjunto e não havendo tolerância na largura.A largura total das
vias será a da carroseria na sua vista do plano vertical com tolerância total de 1.mm.
No entanto não poderão ultrapassar as medidas de 55.MM na via da frente e 57.MM na
via de trás.


7-PATILHÃO, CABOS E PATILHAS:


a) Patilhão, cabos e patilhas: O patilhão deverá ser o original,sendo livres os cabos e as
patilhas.


8-MOTOR:


a) SÃO APENAS PERMITIDOS OS SEGUINTES MOTORES OS QUAIS
DEVERÃO MANTER OS AUTOCOLANTES OU GRAVAÇÕES DE
IDENTIFICAÇÃO OU NO CASO DOS SCX A SUA AUSENCIA.


-Ninco.NC1
-Ninco.NC8
-SCX.RX1
-SCX.RX2
-Cartrix.TX1
-Reprotec.R1


Os carros equipados com motores diferentes terão de utilizar os acima referidos
utilizando caso seja necessário adaptadores,os quais não deverão afectar a estrutura do
chassis,estão isentos desta obrigatoriadade os modelos com motor á frente de origem
como sejam os dos fabricantes AUTOART e SUPERSLOT entre outros.
De qualquer modo terão de ser apresentados á organização para aprovação.


9-PESOS E MEDIDAS:
a)Não é permitido o uso de lastros,excepto nos modelos de motor á frente,não podendo


o mesmo ser superior a 10gramas,devidamente identificados.
DESENVOLVIMENTO DO TROFÉU:
a) O troféu é composto por 6 provas contando para a classificação de cada piloto os
5
melhores resultados,tendo cada uma a duração de 20 minutos ou-caso seja disputada por
distância-200 voltas.


b) Em cada prova serão atribuídas pontuações a todos os concorrentes numa escala de
:
1º-20 Pontos
2º-17 Pontos
3º-15 Pontos
4º-13 Pontos
5º-12 Pontos
6º-11 Pontos
7º-10 Pontos
8º- 9 Pontos
9º- 8 Pontos
10º-7 Pontos
11º-6 Pontos
12º-5 Pontos
13º-4 Pontos
14º-3 Pontos
15º-2 Pontos



RESTANTES CLASSIFICADOS: 1 ponto.
PRÉMIOS: Serão atribuídos prémios segundo critério a definir pela organização.
10-DISPOSIÇÕES GERAIS:
A inscrição na prova significa a plena aceitação, por parte do piloto, do disposto no


presente Regulamento.
Este Troféu pretende recrear uma época do automobilismo e as suas limitações e o seu


espirito é o dos pilotos e equipas da época como tal destinam-se a quem previligie a
história e o carro na sua versão dos anos 50.
Os casos omissos do presente regulamento serão decididos pela organização na figura

Do COLÉGIO DE COMISSÁRIOS.

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